sábado, 21 de janeiro de 2012

Ex-prefeito Arquimedes Valença é muito assediado na última noite da festa de São Sebastião no povoado Tanque



  
A passagem do ex-prefeito Arquimedes Valença pelo povoado Tanque na última noite da festa dedicado ao padroeiro São Sebastião, mas parecia as históricas caminhadas do ex-governador Miguel Arraes pelas feiras livres de todo o Estado. O assedio da população ao ex-prefeito foi de matar de inveja qualquer um pré-candidato que sonha em sentar na cadeira mais cobiçada do município a partir de primeiro janeiro do ano que vem. Na companhia do fazendeiro Modésio Soares, do deputado estadual Claudiano Filho, dos vereadores Zezé Leobino, Tarcísio e Peba; dos pré-candidatos a vereador Cézar Cavalcanti, Dão e Val de Dore, além de vários correligionários e partidários, Arquimedes Percorreu todo o povoado, e em meio a cumprimentos e abraços, o que mais ouviu do povão foi à declaração explícita de apoio e o pedido para ele voltar ao palácio municipal no ano que vem. Literalmente falando, não é nenhum exagero dizer que o ex-prefeito Arquimedes Valença parou a festa do Tanque. Confira as fotos a baixo e julguem se eu estou certo ou estou errado.

Em entrevista na rádio Buíque FM, o pré-candidato a prefeito professor Esildo Barros, disse que Buíque não precisa de nomes, mas sim “de um projeto de desenvolvimento para todo o município”


Depois que o ex-prefeito Arquimedes Valença (PTB) pôs fogo no já apimentado debate político na cidade de Buíque, com uma quentíssima entrevista ao radialista Ricardo Resende, na rádio Buíque FM, na sexta-feira 13 foi à vez do professor Esildo Barros (que também sonha em ocupar a cadeira mais cobiçada do município) usar os mesmos microfones e expôs para a população os seus projetos, caso esteja tomando posse como prefeito de Buíque em primeiro de janeiro de 2012. Em uma hora de conversa, o pré-candidato usou o seu tempo para falar sobre diversos temas. Entre eles destacam-se a atual situação do comércio local, os potenciais do município e a experiência que teve no ano de 2004, quando compôs a chapa majoritária com o amigo Vanaldo Araújo.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Arcoverde entra e Buíque esta novamente fora da lista das cidades pólos do carnaval 2012


Considerado como o maior e melhor carnaval do interior pernambucano, o reinado de Momo na cidade de Buíque há muito tempo não é visto com tanta grandeza, pelo menos pelo Governo do Estado, que esse ano deixou mais uma vez o município fora da lista das cidades pólos do carnaval 2012. A nova lista conta com três novidades: a entrada das cidades de Arcoverde, Surubim e Trindade. No total são 22 municípios que serão contemplados com pólos de animação. São eles: Águas Belas, Arcoverde, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba,Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão, além de Recife e Olinda.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Ex-prefeito Arquimedes: “Poderei ser candidato sim. Ninguém vai assumir o me lugar. Estou pronto para ser candidato e preparado para retomar esse município e acabar com esses desmandos”


Na manhã da sexta-feira (6/1), o ex-prefeito Arquimedes Valença ocupou os microfones da rádio Buíque Fm, no programa Sem Censura, do radialista Ricardo Resende, e deu de vez a largada para a sucessão municipal. Em uma hora de entrevista, o ex-prefeito falou sobre diversos temas, disse que nada o impede de ser candidato novamente, e não poupou críticas ao atual governo municipal. Aos que encistem em criticar a sua gestão, Arquimedes desafiou “quem quer que seja” para um debate, e não perdeu a oportunidade para fazer uma comparação entre o jeito Arquimedes e o jeito Jonas de administrar Buíque. “Fui prefeito por três mandatos e dediquei à minha vida ao povo e aos problemas de Buíque. Nunca ninguém me procurou para eu está dormindo ou estar bebendo, em farras, na praia, ou estar reunido com amigos e deixar de atender. Minha fazenda fica a trinta quilômetros de Buíque e já fiquei por muitas vezes por três ou quatro meses sem poder ir lá, porque não tinha tempo, estava 24 horas atento aos problemas do município”, desabafou o ex-prefeito.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Morre o professor e Presidente da AESA Jonas Costa

Faleceu na tarde desta 4ª feira, 4 de janeiro, o professor e diretor-presidente da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA, Francisco Jonas Feitosa Costa, aos 67 anos de idade. Ele faleceu às 14h no Hospital Memorial Arcoverde, aonde encontrava-se lutando contra o câncer. A doença de forma agressiva derrubou o mestre em apenas 45 dias.

Professor de matemática do Estado aposentado, Jonas Costa fez do magistério sua profissão, assumindo ainda no 1º Governo do prefeito Zeca Cavalcanti, o cargo de Diretor-Presidente da AESA. Função para a qual foi reconduzida no 2º governo Zeca. 

Professor de profissão, mas músico de coração, Jonas Costa fez do sax sua grande paixão, sendo um dos primeiros músicos a formar a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, a Super Oara. Deixou os bailes, mas continuou a tocar seu sax e a lecionar, parando de vez sua música na tarde desta 4ª feira. Os acordes do velho sax agora seguem o professor no seu novo caminho. 

Seu corpo está sendo velado na loja Maçônica Luz do Sertão, da qual era membro, e segue nesta 5ª feira, dia 5 para a cidade da Pedra, na véspera do Dia de Reis, para ser sepultado às 10h. 


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Eduardo Compos: “Padre Vito é referência para a juventude”


O governador Eduardo Campos abriu as portas do Palácio do Campo das Princesas na tarde desta quarta-feira (04/01) para dar as boas-vindas ao padre Vito Miracapillo, 67. O clérigo volta a Pernambuco após 31 anos de exílio na Itália, onde foi morar depois de ter sido expulso do Brasil pela ditadura militar.
  
A conversa no gabinete do governador durou cerca de uma hora. “O senhor pagou o preço das condições políticas que defendemos. Nós guardamos os mesmo valores democráticos”, disse-lhe Eduardo. “Estamos muito felizes em poder recebê-lo. Sua história e sua coragem servirão de referência para a nova geração”, completou.

Águia Chilena encontrado por moradores da Vila Guanumby está em um centro de recuperação de aves em Paulista


Encontrado muito debilitado pelo casal de agricultores Miguel e Tide, em um sítio próximo a vila Guanumby, zona Rural de Buíque, a Águia Chelena (conhecida no Brasil como Gavião Pé-de-serra) finalmente foi enviada para um centro de recuperação de aves, na cidade de Paulista, área metropolitana do Grande Recife. A ave, que mede cerca de meio metro, já estava recuperada dos ferimentos, mas vivia em uma gaiola improvisada há mais de um mês e vinha dando sinais de cansaço. O casal de agricultores acionou a secretaria de meio ambiente do município e o IBAMA, na tentativa de levar a ave para o seu habitat natural. “O bom era que tivesse um socorro pra ele (na verdade trata-se de uma fêmea adulta) e tivesse quem cuidasse dele em um ambiente em que ele pudesse bater as assas”, disse em entrevista ao ABTV, a agricultora Tide.

Homem mata companheira com tiro de 12 em Buíque


Mais um crime chocou a população de Buíque na manhã dessa terça-feira. Dessa vez a vítima foi a jovem Valdjane Maria da Silva, de apenas 22 anos, que foi brutalmente assassinada pelo seu companheiro, o vigilante Adriano Bezerra da Silva, de 25 anos, com um tiro de espingarda calibre 12. A polícia Adriano Contou que estava manuseando a arma quando ela disparou acidentalmente e atingiu sua companheira. A vítima foi socorrida por familiares para a Casa de Saúde Senador Antônio Farias. Devido à gravidade dos ferimentos, Valdjane precisou ser transferida para o Hospital Regional de Arcoverde, onde não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
 
Segundo a polícia, antes de morrer a vítima ainda encontrou forças para revelar que o tiro não foi acidental e sim proposital. O corpo de Valdjane foi encaminhado ao IML de Caruaru. Já o acusado foi atuado em flagrante por homicídio e posse ilegal e arma. Adriano foi encaminhado para o presídio Advogado Britto Alves em Arcoverde.
 

Prefeito de Arcoverde é o mais bem avaliado de Pernambuco


Pesquisas sobre a avaliação dos prefeitos pernambucanos do Palácio do Campo das Princesas revelam o que pelos menos 90% dos arcoverdenses já sabem faz tempo: Zeca Cavalcanti (PTB) é o melhor administrador de Pernambuco. Já quem lidera a zona de rebaixamento da administração pública é o prefeito João Lemos, de Camaragibe, seguido bem de pertinho por Rubem Catunda (Itamaracá), Yves Ribeiro (Paulista), Bete Lima (Bezerros) e Ozano Brito (Gravatá). Embora os números do Palácio não tenham sido divulgados, os levantamentos científicos para consumo interno, comprovam que a aprovação do jeito Zeca Cavalcanti de administrar atinge números estratosféricos. Para se ter idéia do grau de satisfação dos arcoverdenses com a administração Zeca Cavalcanti, em todas as pesquisas realizadas esse ano sobre a sucessão municipal, na pergunta espontânea, mesmo sem poder ser candidato, Zeca é quem lidera a disputa.
  

Deputado sai em defesa dos apicultores de Ibimirim e Serra das Varas‏


Em audiência com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, na sede da secretaria, o deputado Júlio Cavalcanti defendeu a manutenção e fortalecimento do Programa Fortemel na Região de Ibimirim. O município é hoje o segundo maior produtor de mel de Pernambuco e o 20º do Brasil.
  
Circulava entre os produtores, a informação de que o Governo do Estado pretendia acabar com o programa. Acompanhado de uma comitiva de apicultores do município, o deputado Júlio ouviu do Secretário que o programa não apenas será mantido em Ibimirim, como também, em 2012, ele será reforçado.