Mostrando postagens com marcador ...Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ...Educação. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 21 de março de 2012

Câmara adia votação do novo Piso salarial dos professores em Arcoverde


A Câmara de Vereadores adiou para a próxima semana a votação do Projeto que institui o novo Piso Salarial do Magistério em Arcoverde. O adiamento foi feito a pedido dos próprios professores que estavam na câmara e pediram tempo para analisar todos os detalhes do novo Plano de Cargos e Carreiras. 

Enviado pelo prefeito Zeca Cavalcanti, o Projeto de Lei Complementar estava para ser votado na sessão de ontem e foi amplamente debatido pelos vereadores da situação, já que os vereadores da Oposição, Célia Cardoso e Jairo Freire, não participaram da sessão. Na defesa do projeto, o vereador e líder do Governo, Luciano Pacheco, disse que "o que estava ali não era tudo o que os professores queriam, mas era o possível que o Governo poderia dar hoje", mas respeitava o direito dos professores de conhecerem de perto os detalhes do referido projeto. 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mais de 680 instituições são mal avaliadas pelo MEC. Em Pernambuco, são 39. Arcoverde tem uma


O Ministério da Educação publicou indicador que leva em conta a nota dos alunos no Enade 2010, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e outros indicadores como infraestrutura e qualidade dos professores. No total, 683 instituições de ensino superior do País foram "reprovadas" pelo MEC.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

AESA abre inscrições para concessão de bolsa de estudo em Arcoverde

    
Já estão abertas as inscrições para a concessão de bolsa de estudo da Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde, em cumprimento ao Programa Universidade para Todos de Pernambuco, desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco e coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. As inscrições seguem abertas até sexta-feira, no Secretaria da AESA. O PROUPE é um projeto de lei destinado à concessão de bolsas de estudos integrais e parciais para alunos do ensino superior em autarquias municipais sem fins lucrativos. 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Projeto de professora de Buíque inspirado no cangaço é destaque no Estado

No centro, o ex-cangaceiro Manoel Dantas Loiola, ladeado pela professora Márcia Rossana (D) e alunos 

“Dialeto do cangaço”. Este foi o título do projeto da professora de língua portuguesa Márcia Rossana, que ganhou destaque e foi notícia em todo o Estado, através de matéria publicada no Jornal do Commercio, na edição do domingo (9/10). A educadora conta que o projeto foi desenvolvido com os alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Manoel Benício de Siqueira, na vila do Carneiro, em Buíque, e teve como foco, além da aplicação das regras gramaticais, a discursão de vários tipos de textos com os alunos, que pesquisaram na obra “A Estética do Cangaço”, do historiador recifense Frederico Pernambucano de Melo, o vocabulário específico desenvolvido pelos cangaceiros.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Escola Anália Simões, na Vila Guanumby, realiza o seu 1º Oscar Literário


  
A escola Professora Anália Simões de Oliveira Vaz, na vila Guanumby, fez a diferença na noite da quinta-feira (15/9), onde as turmas do ensino médio e dos anexo pertencente à Escola Estadual São Félix de Cantalice, motivadas e orientadas pelas Educadoras de Língua Portuguesa Vivianny e Karla, puderam oferecer um novo olhar literário aos alunos, promovendo o 1º Oscar Literário da Escola Anália Simões. De acordo com a educadora Vivianny, desde o início do ano, os alunos vêm lendo obras literárias de grandes clássicos da literatura brasileira, cuidadosamente escolhidos por fazerem parte das principais listas de diversos vestibulares.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Escola Dr. José Cursino Galvão realiza Sarau e movimenta a comunidade escolar

No centro, a gestora Jane Cleide, ladeada por toda a equipe da Escola Dr. José Cursino Galvão

Mais uma vez a escola municipal Dr. José Cursino Galvão, na cidade de Buíque, mostrou porque é uma das que mais se destaca no município. Durante todo o dia da terça-feira (20), a direção, os professores e demais funcionários, se uniram em prol de um único objetivo: mobilizar a comunidade escolar com a realização de um grande sarau. O evento aconteceu no Clube Municipal, nos períodos de manhã e tarde. Durante todo o dia, os alunos receberam visitas de outras escolas da cidade, e os visitantes puderam conferir os trabalhos que ficaram expostos nas paredes do clube.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Prefeito de Caruaru propõe piso salarial para os professores superior ao piso nacional




Os professores da redeu municipal de Caruaru estão prestes a receber os seus vencimentos com o piso salarial um pouco acima do o piso nacional. É que o prefeito José Queiroz (PDT) enviou à Câmara Municipal na quinta-feira (4), um projeto de lei que propõe um piso salarial para os professores no valor de R$ 1.312,00. R$ 126,00 a mais do que o valor do piso nacional. Segundo Queiroz, o salário dos professores em Caruaru em 2008, não ultrapassava R$ 860,00 e esta entre os piores das cidades de médio porte.
 
Com a aprovação do projeto de lei, o valor dos salários dos professores caruaruenses deve chegar a R$ 1.969,50, com o acréscimo da gratificação de regência. “A prova do nosso compromisso com a educação, é que no ano passado investimos no setor 32% da receita corrente do município, quando o mínimo determinado pela Constituição Federal é de 25%”, disse o prefeito.  

EM BUÍQUE: Secretária de Educação pede exoneração do cargo



Não durou nem seis meses a estadia da professora Cláudia Domingos à frente da secretaria municipal de educação de Buíque. Na manhã dessa sexta-feira, os profissionais da área foram surpreendidos com a informação de que a professora tinha pedido exoneração do cargo. Para uma grande parte dos profissionais de educação, a agora ex-secretária, representava um possível desenvolvimento na educação do município, já que ela é professora e sempre demonstrou seriedade e compromisso com o seu trabalho.

Logo que se espalhou a notícias, o que não faltou foi especulações sobre os prováveis nomes para ocupar o cargo. Até o do ex-prefeito Blésman Modesto foi incluído no palpitômetro. Mas não durou muito, para sair oficialmente à notícia de que, quem vai ocupar pasta mesmo, é a primeira dama Greyce Vaz, que deixa a recém-criada secretaria de Cultura e Turismo, para ocupar umas das mais importantes secretarias do município.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

GRE/Arcoverde abre jogos escolares com companha de combate ao crack


Uma grande mobilização, que contou com cerca de 4 mil pessoas entre estudantes, professores, pais de alunos e gestores públicos, aconteceu na tarda de sexta-feira(22), na Praça da Bandeira, no centro de Arcoverde, marcando a abertura dos Jogos Estudantis, promovido pela GRE/Arcoverde. Esse ano, o evento inovou e se juntou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na campanha “Arcoverde contra o Crack”, para combater um inimigo que vem crescendo de forma acelerada e acabando com os sonhos de muitos jovens arcoverdenses. A campanha foi lançada no início do segundo semestre, e é uma iniciativa do próprio Ministério Público, em parceria com o Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Prefeitura e Câmara Municipal, Educadores, Conselho Tutelar, Sesc, Pastoral da Infância, Igrejas Evangélicas e ONGs. 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jogos Estudantis marcam luta contra o crack em Arcoverde

  
Cerca de 4 mil pessoas, entre estudantes, professores, pais de alunos e gestores públicos de Arcoverde estarão participando da abertura dos Jogos Estudantis, às 14h desta sexta-feira (22), na Praça da Bandeira, centro da cidade. O evento marcará a continuidade da campanha "Arcoverde contra o Crack", lançada no mês passado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com o Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Prefeitura e Câmara municipais, educadores, conselheiros tutelares, Sesc, Pastoral da Infância, igrejas evangélicas e ONGs.

Para o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, "esta campanha, que faz parte do projeto Ministério Público nas Ruas , reforça o programa Pacto pela Vida , fortalece a lei estadual do perímetro de segurança escolar e traduz o slogan de nossa gestão, que é Cidadania em Ação". Em seguida, frisou que "ao sentir a sociedade arcoverdense mobilizada nesta campanha e as instituições unidas em torno do mesmo propósito, tenho a certeza de que não perderemos esta guerra contra o tráfico, até porque o mal não pode jamais vencer o bem".

sábado, 16 de julho de 2011

Mestrandos, doutorandos e professores agora podem estudar de graça na UPE

  
Na sexta-feira (15/07), o governador Eduardo Campos decretou a gratuidade das taxas de matrícula e mensalidades para os cursos de mestrado e doutorado e também para o Programa Especial de Graduação em Pedagogia (Progrape) oferecidos pela Universidade de Pernambuco (UPE) aos professores da rede pública de ensino. A medida beneficiará cerca de 350 pós-graduandos e 1.130 alunos do Progrape. A cerimônia de assinatura do decreto foi realizada no campus da UPE em Garanhuns. Serão investidos cerca de R$ 2,1 milhões por ano nas duas iniciativas, sendo R$ 1,15 milhão no Progrape até sua extinção, no final de 2013, e R$ 967,2 mil na pós-graduação da UPE.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

UPE vai abrir vagas em concurso para Arcoverde

O Governo de Pernambuco autorizou a realização de seleção pública simplificada com o objetivo de preencher o quadro de pessoal da Fundação Universidade de Pernambuco. O processo seletivo oferecerá 231 vagas, sendo 102 destinadas a professores e 129 para técnicos-administrativos.

As oportunidades são para os campus da UPE localizados em Recife, Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Petrolina, Nazaré da Mata e
Arcoverde. Os contratos de trabalho terão validade de até 24 meses, podendo ser prorrogados por igual período, baseado na necessidade e interesse da universidade.

Os critérios para a realização da seleção serão divulgados através de portaria conjunta da Secretaria Estadual de Administração e da UPE.

Do blog: www.arcoverdedetodos.blogspot.com
  

Jogos estudantis vão combater o crack em Arcoverde

A campanha "Arcoverde contra o crack", lançada há um mê0073 pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), terá continuidade no próximo dia 22, com a abertura dos Jogos Estudantis do Município, a partir das 14h, na Praça da Bandeira, no centro da cidade. A campanha é resultado de uma parceria do MPPE com o Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Prefeitura e Câmara Municipal, educadores, conselheiros tutelares, Sesc, Pastoral da Infância, Igrejas Evangélicas e ONGs.

De acordo com o promotor de Justiça da Cidadania, Infância e Juventude de Arcoverde, Carlos Eduardo Domingos Seabra, as escolas públicas estaduais e municipais que funcionam na cidade foram mobilizadas em torno da campanha "Arcoverde contra o crack" e vão desfilar em blocos até o centro da cidade, no dia da abertura dos jogos, onde haverá apresentações de grupos folclóricos, musicais e de dança, além de mostra de artes plásticas.

domingo, 15 de maio de 2011

Professora Iraílda Leandro lança cartilha sobre as relações étnico-raciais e cultura Afro-brasileira


Texto: PC Cavalcanti | Fotos: PC Cavalcanti

A professora Iraíldo Leandro da Silva lançou na tarde de sexta-feira (13), no auditório da GRA/Arcoverde, uma cartilha que fala sobre as relações étnico-raciais e culturais afro-brasileira. O objetivo da obra é fazer com que a lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para inclusão no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, seja aplicada, a princípio, nos 15 municípios jurisdicionados a gerência regional. Com a implantação do ensino da história da África e da cultura Afro-brasileira, a autora espera despertar na sociedade, a necessidade de combater os preconceitos e reduzir as desigualdades nas escolas e também na sociedade civil.

A cartilha contou também com a colaboração de educadores, que implantaram em suas escolas, vários projetos sobre o tema, mostrando aos seus alunos toda a riqueza da cultura negra. Os trabalhos publicados na cartilha foram divididos em categorias. Em Comunicação Oral, por exemplo, a unidade de ensino vencedora foi à escola estadual Presidente Médici, que apresentou um trabalho com o título “Leitura e Negritude com Paixão”, tendo como responsáveis os educadores Elisabethe Barbosa, Francisco Romildo e Rislania Kerly. Já o primeiro lugar na categoria Pôster, ficou com o colégio Cardeal Arcoverde, que apresentou o trabalho “Estes formadores do Brasil”, de responsabilidade do professor Jaelson Gomes.