Mostrando postagens com marcador ...Agricultura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ...Agricultura. Mostrar todas as postagens

sábado, 9 de junho de 2012

Conselho das Associações Rurais de Buíque mobiliza associados e informa sobre as ações do governo no combate a seca


A Coordenadora do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Buíque, Iolanda Barros (foto), e o vice-coordenador Erivaldo Nascimento, seguem acompanhando as ações governamentais de combate a maior estiagem dos últimos 50 anos. A dupla cumpre com seriedade e responsabilidade o papel de defender e informar o homem do campo, promovendo eventos na sede do município e indo de encontro aos agricultores e pecuaristas na zona rural. Nessa última semana, dois grandes eventos foram promovidos e serviram para, além de informar, esclarecer alguns pontos polêmicos das ações do governo municipal no que se refere à atenção ao homem do campo.


No domingo (3/6/), o Conselho realizou um encontro com pecuaristas da Ribeira, na sede da fazenda Pintadinha (foto), de propriedade do fazendeiro Dário Loiola. O local tem um significado histórico porque foi lá que morou quando criança, um dos maiores escritores brasileiros: Graciliano Ramos. No encontro foram repassadas as informações sobre os benefícios anunciados pelos governos estadual e federal para amenizar o sofrimento do homem do campo. Com a presença de um representante do SEBRAE, os produtores aproveitaram para discutir as dificuldades referentes à comercialização de queijo de coalho, principal fonte de renda da região, que a cada dia fica mais difícil, devido às exigências do governo. Eles desejam mais orientações no que se refere à formalização do produto e a abertura de mais laticínios na região.

A Coordenadora do Conselho deu uma boa notícia aos pecuaristas. Segundo Iolanda, o prédio que será sede do primeiro Sindicato fundado no município de Buíque, já está em ponto de laje, “graças ao empresário Jarbas Freire, que doou milhares de tijolos”, revelou Iolanda. Participaram do encontro o presidente municipal do PTB, Arquimedes Valença, o pecuarista Modésio Soares, os empresários Jarbas e Sérgio Freire, os vereadores Daidson Amorim, Zezé Leobino e Peba, além de dezenas de agricultores e pecuaristas a Ribeira.


Na quarta-feira (6/6), foi à vez de o Conselho reunir os presidentes de Associações para repassar as informações sobre as ações governamentais e a atuação do Conselho na cobrança dessas ações, aliada a orientação ao homem do campo. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, que ficou completamente lotado e contou com a participação de representantes do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), do Banco do Nordeste, Prorural e do poder público municipal, através do engenheiro agrônomo Erivaldo Nascimento, que também exerce o cargo de vice-coordenador do Conselho. No encontro os profissionais além de informar, também esclareceram dúvidas dos participantes do evento.


Um dos pontos que foram esclarecidos e que é de grande interesse dos agricultores refere-se ao pagamento do Garantia Safra, que este ano chegará à cifra de R$ 680,00. Segundo o vice-coordenador do Conselho (foto), o município de Buíque tem hoje 2.559 agricultores aptos a receber o Seguro, que só deverá está disponível a partir de setembro. Erivaldo, que também estava representando o poder público municipal, confirmou que o município vem pagando corretamente as parcelas do Seguro. Ele informou ainda que já foram pagas duas parcelas e ainda restam mais três, que vencerão nos próximos meses. “O que estamos fazendo para antecipar o pagamento, é tentando sensibilizar os gestores municipais a pagarem essas parcelas que faltam de uma vez só”, explicou. 

No encontro ainda foi informado que a liberação dos recursos do Garantia Safra dependem também da realização de laudos que deverão ser feitos por técnicos efetivos da secretaria municipal de agricultura. Ao todo serão 75. A má notícia é que os técnicos municipais se encontram sem condições estruturais para a realização desses laudos.  



Outro assunto que também entrou na pauta da reunião diz respeito à polêmica sobre a demora na declaração de Estado de Emergência do município, o que estaria atrasando o recebimento dos benefícios anunciados pelos governos Federal e Estadual. No encontro foi esclarecido que ao contrário do que foi anunciado pelos “porta-vozes” do governo municipal, somente no dia 25, e não no dia 14 de maio, foi entregue e apreciada pelos órgãos competentes estaduais a documentação exigida para que o município se enquadre no Estado de Emergência. Já a documentação exigida pela esfera nacional foi enviada a Brasília somente na sexta-feira (29/6), por carta registrada, quando o mais recomendado seria o envio por Sedex. 









        

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Arquimedes ligado nas ações do Governo voltadas para o homem do campo prestigia mais um evento oficial

Arquimedes e Cezarão entregando ao governador Eduardo Campos, proposta da Associação de Devedores do Banco do Brasil

O ex-prefeito Arquimedes Valença (PTB), continua ligado nas ações do Governo do Estado de combate a uma das maiores estiagens do Nordeste nos últimos 30 anos. Na manhã de hoje, Arquimedes esteve na cidade de Venturosa, acompanhando a comitiva do Governador Eduardo Campos (PSB), que dessa vez trouxe o Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho, para ver de perto a situação de os municípios atingidos pela seca e as medidas adotadas pelo Governo para amenizar o sofrimento do sertanejo. O objetivo do evento foi também lançar oficialmente a campanha contra a Febre Aftosa. Na oportunidade, além de conversar com o Governador e o Ministro de Dilma (PT), o ex-prefeito de Buíque, acompanhado do presidente da Associação de Devedores do Banco do Nordeste, Cezarão, aproveitou para entregar em mãos a Eduardo, um documento com propostas voltadas para a solução dos problemas dos agricultores endividados com o Banco.

Arquimedes conversa com o Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Alunos do Procampo fazem manifestação na visita da presidente Dilma Roussef as obras da ferrovia Transnordestina

  
Além de ver de perto os problemas nas obras da ferrovia Transnordestina, a presidente Dilma Rousseff ainda foi alvo de um protesto de estudantes do Procampo (Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo), na visita que fez a cidade pernambucana de Salgueiro. Os estudantes, cerca de 50, protestavam contra a ausência de repasse de vergas federais do Ministério da Educação (MEC) as instituições que oferecem o curso. Segundo os estudantes, os repasses não chegam às universidades da região desde o ano de 2010, e sem verba, as turmas que atendem em parceria com a AESA/Arcoverde a estudantes das regiões Agreste, Moxotó e Pajeú, e as da CEVASF, na região do São Francisco, resolveram paralisar temporariamente suas atividades quando foram surpreendidos com um ofício do Governo Federal informando que não há previsão orçamentária para as ações das licenciaturas.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Torneio Leiteiro no Sítio Três Riachos agita criadores da Ribeira e região


A zona rural do município de Buíque, mais especificamente o sítio Três Riachos, foi bastante visitado por criadores buiquenses e até de outras cidades da região. É que no período de 17 a 20, os amigos Modésio Soares, Fernando Vaz, Galego do Queiro e Del de Viola, promoveram um grande Torneio Leiteiro, que movimentou os pecuaristas daquela localidade. Ao todo foram 25 prêmios, divididos em duas categorias: Vaca e Novilha. Das 14 vacas que disputavam a primeira colocação, quem ganhou foi o animal do criador César, do Sítio Jaburu. A mimosa deu nada mais, nada menos do que 51 kg de leite. Já na disputa entre as novilhas, das 12 concorrentes, que ficou com o primeiro lugar foi o animal do fazendeiro Márcio Ricardo, da fazenda Ipanema.
 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Seguro para agricultores prejudicados pela seca é defendido por Júlio Cavalcanti na Assembleia


Pequenos agricultores de municípios do interior atingidos pela seca vivem em um cenário de calamidade. Há localidades em que falta água até para consumo humano, como alerta o deputado Júlio Cavalcanti, do PTB. Ontem, o parlamentar fez um apelo ao Governo Federal para que libere o Seguro-Safra para municípios como Arcoverde, Sertânia, Buíque, Pedra, Venturosa e Custódia, entre outras localidades.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Arcoverde realiza palestra sobre algodão orgânico


No próximo dia 4 de novembro, sexta-feira, a Secretaria de Agricultura promove na Câmara Municipal de Vereadores, uma palestra sobre algodão Orgânico. O algodão é uma das culturas em que mais se aplica inseticidas no mundo, porque, além de sofrer com muitas pragas, principalmente o bicudo, o algodão não é comestível. Por estes motivos, até pouco tempo não se pensava em produzir algodão orgânico, mas o nicho de mercado de consumidores que estão dispostos a pagar até três vezes mais por produtos livres de agrotóxicos é crescente e a Embrapa Algodão desenvolveu tecnologias alternativas para o manejo fitossanitário e adubação orgânica da cultura.

O evento é promovido numa parceria com a Embrapa e começa às 09h da manhã. Segundo o secretário interino de Agricultura, Renato Campos, a palestra é dirigida aos pequenos produtores rurais de Arcoverde que buscam diversificar sua produção.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Buíque entre as cidades que mais produz Castanha de Caju no ranking nacional do IBGE


Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que o município de Buíque é o maior produtor de castanha de caju do Estado. Segundo o instituto, em 2010, o município produziu 2 mil toneladas do produto. Com o recorde da produção, Buíque subiu no ranking nacional e ocupa hoje a 11ª colocação no país. 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reunião define ação do Governo aos produtores de queijos no Agreste


Pelo menos 200 produtores de queijo e de leite de Arcoverde, Pedra, Venturosa, Buíque e região estiveram reunidos ontem (18), no clube Polimático da Pedra, participando de audiência pública que debateu os problemas deste segmento da economia regional. Presente ao encontro, o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti, ressaltou que já era hora do Estado tomar à frente do problema que afeta milhares de criadores e produtores desta região. As recentes apreensões de queijos pela Adagro e Polícia Rodoviária Federal foram um dos fatores que motivaram esse encontro, lembrou o deputado que foi majoritário nesta região.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Festa do Agricultor movimenta Caraíbas em Arcoverde


Na próxima sexta-feira (29) e sábado (30), a comunidade rural de Caraíbas promove a 39ª edição da tradicional Festa do Agricultor. O evento será aberto na sexta as 06h00 com uma alvorada festiva. Ás 17h00 acontece à procissão do Vaqueiro seguida da celebração da palavra em Ação de Graças e da apresentação da filarmônica Joaquim Belarmino Duarte.
 

Exposição de animais de Arcoverde confirmada para outubro


Em meados do mês de outubro, a cidade de Arcoverde vai movimentar uma das maiores feiras agropecuária do Nordeste. O Prefeito Zeca Cavalcanti após reunião com o Comitê Gestor de Eventos, em seu Gabinete, confirmou que a 27ª EXPOARC - Exposição Regional de Animais de Arcoverde, que também agrega a 15ª de Caprinos e Ovinos e a 7ª de Girolando, irá acontecer no período de 19 a 23 de outubro de 2011, no Parque de Exposição Severiano de Brito Freire.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sindicato reúne produtores rurais com a intenção de fortalecer a classe


Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite na região, o Sindicato dos Produtores Rurais de Buíque reuniu dezenas de pecuaristas, na manhã do domingo (22), na fazenda Pintadinha, próxima a Vila Guanumby, de propriedade do fazendeiro Dário Loiola. A reunião contou também com presenças de dois representantes da fábrica de laticínios Bom Gosto, que demonstraram muito interesse em negociar com os produtores.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Banco do Nordeste negocia dívidas com produtores rurais em Arcoverde

Do blog: www.arcoverdedetodos.blogspot.com


Quem é produtor rural ou vive da agricultura familiar em Arcoverde deve ficar atento para a oportunidade que o Banco do Nordeste está dando. O objetivo é oferecer condições especiais para estes produtores liquidarem suas dívidas com o banco. Quem estiver devendo deve procurar a agência mais próxima do Banco do Nordeste para renegociar o débito com condições especiais, grandes descontos e ainda poderá solicitar um novo financiamento.