terça-feira, 29 de março de 2011

Ex-vice-presidente José Alencar morre aos 79 anos


O ex-vice-presidente da República José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital.
 
Após conversar com Josué Alencar, filho do ex-vice, a presidente Dilma Rousseff afirmou em Portugal que o velório será no Palácio do Planalto, em Brasília, aberto à visitação pública e com previsão de início às 10h30.
 
"Foi uma grande honra ter convivido com ele. Vai deixar uma marca. Estamos muito emocionados", afirmou Dilma.
 
Na quinta (31), o corpo também será velado em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade.
 
Em Portugal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou ao falar sobre a morte do ex-vice. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse. 
Primeiro ministro a se manifestar sobre o assunto nesta terça, Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, também se emocionou ao receber a notícia durante uma entrevista (saiba o que disseram outros políticos e personalidades). A morte de Alencar também repercutiu no exterior. O presidente da República em exercício, Michel Temer, decretou luto oficial de sete dias.
 
O velório do ex-vice-presidente da República José Alencar terá início às 10h30 no Palácio do Planalto e será aberto à visitação pública, segundo informou a assessoria da Presidência. O corpo de Alencar chega à Base Aérea de Brasília às 9h15, de acordo com o presidente em exercício Michel Temer - a presidente Dilma Rousseff está em Portugal. O corpo será recebido com honras de chefe de Estado por Temer e pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia.
 
Em seguida, ele será levado em carro do Corpo de Bombeiros em cortejo fúnebre até o Palácio do Planalto, onde passa o dia sendo velado pelo público e autoridades. Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem chegar de Portugal no início da noite para participar do velório. Na manhã de quinta (31), o corpo vai para Belo Horizonte, onde será novamente velado, desta vez, no Palácio da Liberdade.
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi às lágrimas ao falar sobre a morte do ex-vice-presidente José Alencar. "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele”, disse. “O Brasil perde um homem de dimensão excepcional”. Lula e Dilma regressam ao Brasil nesta quarta-feira (30), após cerimônia na Universidade de Coimbra de entrega do título "doutor honoris causa" ao ex-presidente Lula. O ex-presidente afirmou que vai dedicar o título de "doutor honoris causa" pela Universidade de Coimbra a José Alencar.
Texto Do G1

Nenhum comentário: