Texto e foto: PC Cavalcanti
Finalmente, depois de muito disse me disse, manobra$ e negociata$, na noite dessa quinta-feira (19), os vereadores de Buíque resolveram fazer uma visitinha a Casa Legislativa e de quebra, votar as contas do ex-prefeito Arquimedes Valença, referente ao exercício de 2005. No plenário (pasmem), presença total dos parlamentares. Já na hora do “pega pra capar”, o vereador Félix Mago preferiu ficar em cima do muro e “jogar a batata quente” nas mãos dos colegas. Os vereadores Daidson Amorim, Peba, Zéze Leobino e Tarcísio, disseram que só votariam a matéria depois que o ex-prefeito comparecesse à Casa Legislativa e fizesse uso de um direto garantido pela Constituição Federal a todo e qualquer cidadão brasileiro: O de se defender. Mas, depois de muita discursão, o presidente da Casa resolveu colocar a matéria em votação, e com apenas quatro dos nove votos, a decisão final foi pela rejeição das contas do ex-prefeito. O resultado foi suficiente para que uma turminha de assessores e correligionários do atual prefeito soltassem alguns fogos de artifício e saíssem pelas principais ruas da cidade numa micro carreata.
Assim que saiu o resultado da votação na câmara e explodiu o primeiro foguetão, o BLOG DO PC colocou seus agentes ultrassecretos nas ruas para colher informações sobre o caso e principalmente, ouvir opiniões do eleitorado local. E pelas informações que chegaram ao nosso Q.G, essa novela ainda esta muito longe de acabar, e o dinheiro (dos fogos), pode ter sido queimado em vão.
Mesmo sem ter conhecimentos profundos sobre as nossas leis, alguns fatos que ocorreram na reunião dessa quinta-feira (19), merecem uma análise mais profunda. Por Exemplo: Se eram necessários seis dos nove votos, ou seja, a maioria absoluta, para que as contas do ex-prefeito fossem aprovadas, por que apenas quatro votos foram suficientes para que tais contas fossem rejeitadas? Outra coisa: Por que o ex-prefeito não compareceu a sessão para se defender? Será que recebeu a notificação? Um dos nossos agentes descobriu que Arquimedes não assinou notificação nenhuma. Não custa lembrar que há quase um mês o ex-prefeito compareceu a Casa Jorge Domingos Ramos para se defender, e curiosamente, nessa noite, com o plenário lotado e a calçada da Câmara tomada por populares, quem não “deu as caras” foi o presidente, o vice-presidente e o primeiro secretário da mesa diretora. Coincidência? Ou seria porque naquela noite a titular da vaga deixada pelo vereador Til era a ex-primeira dama Rosy Santos, e não o ex-vereador Ernani Neto, que ganhou mais uma vez o direito de legislar, e nessa quinta-feira seguiu as orientação do atual prefeito?
Certo mesmo é que Valença deverá recorrer da decisão a outras estâncias e tentará anular a decisão dos quatro “cavaleiros” do prefeito Jonas. Quanto ao lampejo de justiça, zelo com o erário público e defesa do povão, demonstrado na última sessão, não custa lembrar que o povo não está mais tão inocente e alheio à vida política do município. Para a grande maioria dessas pessoas, a “obsessão por justiça” de alguns parlamentares é, além de interesses próprios, o pavor de enfrentar o velho Jacaré no ano que vem. Como disse no título desse texto: “A novela ainda promete vários capítulos”.
6 comentários:
Pois é caro amigo, eu como muitos em buique acha que essa novela não teve fim. Acredito que não se deve comemorar nada antes do resultado final, " do apito do Juiz", já vimos várias vezes as coisas se reverterem, principalmente em política que nada é definitivo. amigos é só aguardar as cenas dos próximos capítulos. Com relação a micro carreata, é apenas um estimulo para nós e um mico para eles... fui
Quanta parcialidade em um só post. Quem dera termos um (ex)prefeito que não precisasse se sujeitar a tal situação. Se fosse exemplo de honestidade e lisura, não haveria porque passar por isso. Reclama-se se os vereadores não trabalham, reclama-se mais ainda quando eles agem de forma contraria ao que pensa tal ''jornalista''. Qual será a real preocupação do povo?
O erário é a base do trabalho para qualquer administração..., não existe boa administração sem muitos gastos, mas quando se gasta com trabalho não se rejeita contas, esse é o grande problema de Buíque. Os governantes que entram e saem sempre tem as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e nunca se preocupam com o bem comum da sociedade, gostaria muito que as contas rejeitadas tivesse sido por um desvio de finalidade, ou seja, faltou dinheiro de uma secretaria da prefeitura e tirou-se o dinheiro de outra para se concluir uma suposta obra..., mas nunca é assim.
As contas que vem do tribunal sempre estão rejeitadas e pena que o tribunal não julga, apenas da um parecer do que é certo e do que é errado e nesse específico caso o erro é público e notório, porém não se sabe para onde foi o erário porque sempre quem paga o pato é o gestor independentemente de ter sido ele ou não que desviou o erário. O importante é que Buíque esta mudando e o povo se preocupando para que a mudança seja para melhor e não para pior como ocorreu nessa última eleição. Quero apenas que a justiça prevaleça nessa guerra ( Ex-prefeito com contas rejeitadas X Vereadores a preço de banana )e que Buíque tenha um futuro brilhante como Arcoverde teve e para isso é apenas olhar as opções que estão na vitrine e a disposição do povo.
póis é caros amigos esta novela ainda promente muitos capitulos, já tem adesivos ai com uma fraase, BUIQUE TEM JEITO SO FALTA UM PREFEITO,mais por um lado concordo com essa frase,por exemplo a rua manoel pessoa camelo cavalcante esta com enormes buracos para que a compesa podese trabalhar, moradores da rua pagarão do seu bolso, a pedreiros para que abrisem as valetas da rua para que a compesa podese trabalhar,(colocar a rede de canos,) pois varias veses moradores da rua foram, a secretaria de obras para ver se o senhor secretario poderia fazer algo por a rua mais o secretario siente do assunto nada fez, nesta bricadeira já esta com mais de 1 ano moradores já comemorarão até o aniversario do buraco, acho também que outros moradores de outras ruas estão passando pelos mesmos problemas,por isso mais uma vez eu comcordo que BUIQUE TEM JEITO SO FALTA UM PREFEITO
Buique tem jeito só falta um prefeito! Esse eslogam diz em partes o que Buique precisa, quanto aos buracos nas ruas são muitos, e acho que não vai ser tapados nem tão cedo, por que existe um buraco ainda maior para ser tapado e todos sabem aonde é...
arquimedes nao ganha mais nao
Postar um comentário