terça-feira, 29 de maio de 2012

Cordelista Paulo Tarciso é sucesso por onde passa


O advogado, escritor e cordelista Paulo Tarciso, continua mostrando a sua arte e fazendo bonito por onde passa. Seja cantando, recitando suas poesias ou desbulhando os seus cordéis, esse buiquense de alma boa e de criatividade exagerada, segue levando a cultura popular para todo o município, as cidades vizinhas e até mesmo para outros Estados do Nordeste.  Na sua arte, o nome da sua cidade, as lembranças de sua infância, além de críticas inteligentes e informações sobre temas polêmicos, são facilmente encontrados em toda a sua obra, e já estão sendo até usados em trabalhos acadêmicos.

Na terça-feira (22/5), Terciso voltou mais uma vez a escola Vigário João Inácio, onde estudou por muitos anos e consequentemente começou a desenvolver a sua arte. De volta pro aconchego, o cordelista proferiu duas palestras, tendo como foco principal a história do seu município, que em 2012 completou 158 anos de emancipação política. Na palestra, o cordelista exibiu imagens e fez comentários sobre várias personalidades que marcaram e fizeram a história de Buíque. O palestrante exibiu ainda imagens de vários locais do município dos últimos 50 anos, e as comparou com fotos atuais. A emoção tomou conta do cordelista quando o seu filho Jonhathas e mais dois colegas, cantou uma música de sua própria autoria, o que comprova a veia artística da família.

“Agradeço a presença de todos! Para mim é sempre um prazer muito grande voltar à escola onde estudei por muitos anos e de onde guardo muitas recordações da minha infância e da minha adolescência”, disse saudosista o cordelista, que ao final das palestras, presenteou a biblioteca da escola com três exemplares do seu mais novo livro, “As Janelas do Sobrado”, e mais cinco exemplares da obra “O Despertar Poético”, um trabalho coordenado por ele, que contém poemas e poesias de alunos das redes municipal e estadual de ensino.


Ginásio de Esportes de Tupanatinga lota para assistir a mais um show do cordelista Paulo Tarciso

Nada de Aviões do Forró, Garota Safada, ou qualquer outra banda de fuleragem munic, o que fez o ginásio de esportes da cidade de Tupanatinga ficar completamente lotado na noite de quinta-feira (24/5), foi à apresentação do espetáculo Arte & Cultura, do advogado, poeta, escritor e cordelista buiquense Paulo Tarciso. Auxiliado por músicos genuinamente buiquenses, Tarciso iniciou o espetáculo executando a música “Lamento Sertanejo”. Em seguida, formando um dueto com o amigo Wander Carlos, cumprimentou o público cantando uma canção em forma de aboio, que faz referências a várias personalidades do seu município.

Em quase duas horas de espetáculo, o público faz uma verdadeira viagem à cultura popular nordestina. Um dos seus cordéis mais lidos e que é declamado por ele em todos os seus espetáculos, tem como título “Violência na TV”. Nele, o artista critica o mau uso da televisão, que para ele, apesar ser um veículo poderoso nos lares brasileiros, leva muitas vezes em sua programação, informações negativas.

Para homenagear o centenário do maior artista nordestino, Tarcíso incorporou no seu show a música “Asa Branca”, o maior sucesso do velho Lua, considerado o hino do povo nordestino. Outro sucesso imortalizado na voz do Rei do Baião, que está faz parte do espetáculo e descreve com extrema perfeição o drama do sertanejo com a seca, é a música “A Triste Partida”, composta pelo saudoso Patativa do Assaré. Nessa parte do espetáculo, o cordelista dividiu o palco com o seu irmão Tárcio.

 O show cultural ainda foi repleto de muitas histórias engraçadas ocorridas no sistema judiciário, no qual o artista é servido há mais de vinte anos. O espetáculo foi encerrado com a declamação de um cordel inédito intitulado “Não zombe de Deus”. Nele Tarciso faz relatos de diversas personalidades do Brasil e do mundo e que zombaram do Criador e pagaram um preço muito alto por sua insensatez.

O próximo espetáculo do artista acontecerá na noite da próxima terça-feira, 5 de junho, no Bléskina Show, em Buíque, a partir das 19 horas e 30 minutos. O evento conta com o apoio da Rádio Buíque FM e a expectativa é de casa cheia. Participe!

Nenhum comentário: