Texto e fotos: PC Cavalcanti
Moderna, bonita e agora verdadeiramente uma a serviço do povo. Assim ficou a Câmara Municipal de Vereadores de Arcoverde, após a ampla reforma realizada pelo presidente Luciano Pacheco. O local ganhou um novo plenário com piso, cadeiras novas e a instalação de três banheiros - inclusive para portadores de necessidades especiais -, além de uma nova bancada para os parlamentares debaterem e defenderem suas ideias. Na parte superior da Casa Legislativa, destaque para a modernização dos gabinetes. O local ganhou também 8 câmara de vigilância, que foram instaladas em pontos estratégicos, e um site onde estão disponíveis todos os documentos da Casa, para que a população possa acompanhar e fiscalizar os projetos apresentados e votados pelo vereador que recebeu o seu voto em outubro de 2008. A reforma custou R$ 120 mil.
A cerimônia de inauguração teve início às 20h com a bênção do pároco da cidade. Padre Adeildo lembrou que a Casa James Pacheco é um local onde são tomadas decisões importantes e que mexem com a vida de toda a população.
Após um breve discurso, o padre Adeildo finalizou a bênção derramando água benta na porta de entrada e em vários outros pontos do local.
A fita simbólica foi cortada pelo presidente Luciano Pacheco, o prefeito Zeca Cavalcanti, o deputado estadual Júlio Cavalcanti e os vereadores Jairo Freire, Célia Cardoso, Warley Amaral, Everaldo Lira e Luisa Margarida.
A população prestigiou a inauguração das novas instalações da Câmara. O plenário ficou pequeno para a quantidade de populares e autoridades que marcaram presença.
Além de um bom número de populares, várias autoridades de diversos seguimentos da sociedade prestigiaram o evento. O presidente da Câmara de Alagoinha (Clóvis Martins), Pedra (Benevides) e Pesqueira (Evando Júnior), também fizeram questão de participar do evento e conhecer de perto a Câmara Municipal mais moderna de Pernambuco.
A inauguração foi marcada também por homenagem as pessoas que trabalharam duro para que noite da quinta-feira (26), o vereador Luciano Pacheco conseguisse cumprir a promessa de está entregando a população arcoverdense as novas instalações da Câmara exatamente no prazo prometido. O primeiro receber a placa de reconhecimento foi Genivaldo, representando a construtora Santos e todos os trabalhadores que participaram da obra. A placa foi entregue pelo prefeito Zeca Cavalcanti.
O segundo homenageado foi o funcionário público aposentado João Caetano Leite. Segundo o presidente Luciano Pacheco, João Caetano fez de tudo um pouco nos cinco meses de reforma da Casa Legislativa. A placa foi entregue pelo deputado estadual Júlio Cavalcanti.
Outra justa homenagem foi feita pelo presidente Luciano Pacheco. Convidada a fazer-se presente no plenário, a aposentada Zita Brito recebeu uma saudação das autoridades em respeito à colocação de uma placa no plenário, que recebeu oficialmente o nome do seu marido, o ex-vereador e também ex-presidente da Casa James Pacheco, o saudoso Ulisses de Brito Cavalcanti.
Para comprovar que agora todas as pessoas têm acesso ao plenário da Câmara, o vereador Luciano Pacheco convidou o cadeirante e funcionário da PMA aposentado, seu Antônio. O aposentado, apesar de está numa cadeira de rodas um pouco maior do que o normal, e levando em consideração a superlotação do plenário, chegou até a mesa diretora sem dificuldades.
Frente a frente com os seus representantes legais, seu Antônio não escondeu a alegria e a emoção de ter conseguido, a pesar de suas limitações de locomoção, ter chegado a onde antes era considerado impossível para ele e dezenas de outros arcoverdenses portadores de necessidades especiais. "Ser chamado hoje aqui, pra mim foi o maior prazer da minha vida", disse emocionado o aposentado.
Primeiro a usar a tribuna, o vereador e também ex-presidente da Casa, Evereldo Lira, não economizou elogios ao atual presidente Luciano Pacheco. Para Lira, o colega, no seu primeiro mantado como presidente (2009 a 2010) se destacou muito. "Foi duro quanto precisou ser, mas também foi o mais humilde dos colegas que vi passando por aqui", disse o parlamentar, que acrescentou: "Costumo dizer que quando se tem dinheiro, tudo é muito fácil. Mas se fazer muito com pouco, é bem mais difícil", finalizou.
O vice-presidente da União de Vereadores de Pernambuco (UVP), José Raimundo, destacou a preocupação do colega Luciano com a participação e o acesso da população aos documentos da Câmara. "Ter uma Casa conduzida por um presidente como você, e ter, a cima de tudo, procurado fazer com que a população tenha acesso as informações e aos projetos para que possa ter vez e voz, venho aqui dar esse testemunho do gestor que você tem sido e que tem servido de exemplo para as Câmaras de Pernambuco, sendo homenageado no último Congresso como um dos melhores presidentes de Câmara de Pernambuco, pela gestão que você tem implantado aqui", declarou o vice-presidente da UVP, que é vereador da cidade de Serra Talhada.
Zé Raimundo disse ainda que nos dias 16, 17 e 18 de junho, Arcoverde será sede do Congresso Pernambucano de Vereadores e Servidores de Câmaras. "Nos dias 16, 17 e 18 de junho, o Congresso Estadual de Vereadores de Pernambuco, onde iremos trazer para Arcoverde cerca de 500 ou 600 vereadores e servidores de Câmara de todo o Estado, não só para testemunhar o trabalho que você tem feito, mas também para prestigiar um dos melhore São Joões de Pernambuco, que tem se consolidado aqui em Arcoverde. Parabéns a Arcoverde por ter um espaço digno e a altura do seu povo", finalizou o vereador.
Zé Raimundo disse ainda que nos dias 16, 17 e 18 de junho, Arcoverde será sede do Congresso Pernambucano de Vereadores e Servidores de Câmaras. "Nos dias 16, 17 e 18 de junho, o Congresso Estadual de Vereadores de Pernambuco, onde iremos trazer para Arcoverde cerca de 500 ou 600 vereadores e servidores de Câmara de todo o Estado, não só para testemunhar o trabalho que você tem feito, mas também para prestigiar um dos melhore São Joões de Pernambuco, que tem se consolidado aqui em Arcoverde. Parabéns a Arcoverde por ter um espaço digno e a altura do seu povo", finalizou o vereador.
A vereadora Célia Cardoso fez questão de frisar que o seu discurso não seria de elogios, mas sim de reconhecimento pelo bom trabalho que o vereador Luciano Pacheco tem feito à frente da presidência da Casa James Pacheco. "Ele demonstrou sua habilidade e teve também a felicidade de mesmo com a queda de 1% no repasse para a Câmara, ter condições de fazer essa grande obra. Mesmo diminuindo (o repasse), ele cumpriu com os funcionários da Casa, ele cumpriu com os vereadores, dando a nós o aumento de efeito cascata que veio do deputado ao vereador, e também fez chegar a população a informação, porque muitos ainda não sabem qual é o papel do vereador", destacou a vereadora, que ainda revelou um antigo sonho seu: "O sonho da minha vida era ver essa Câmara com as portas para fora, como eu deixei (quando foi presidente da Casa), e não com uma entrada lateral, como se nós estivéssemos em um presídio", desabafou a vereadora.
O deputado estadual Júlio Cavalcanti destacou o empenho do vereador Luciano Pacheco, em transformar a Casa James Pacheco numa verdadeira Casa do Povo. "Você é um presidente que tem marcado o seu mandato com uma grande vontade e empenho para fazer essa Casa aparecer ainda mais, e lhe dar o seu divido valor, mostrando que aqui é a Casa de todos os arcoverdenses e principalmente a Casa de todas as discursões, que leva os grandes projetos para o executivo", declarou o deputado, que brincou: "Fico Luciano com um pouco de inveja porque essa Casa, a Casa dos Arcoverdenses, tá ainda mais bonita do que a Casa Joaquim Nabuco".
A vereadora Luíza Margarida também fez questão de deixar a sua mensagem. Para a vereadora, o presidente Luciano Pacheco estava entregando naquela noite aos arcoverdenses, uma Casa Legislativa como todos merecem. "Não posso deixar de registrar esse momento ímpar nas nossas vidas. Vossa Excelência está entregando a população de Arcoverde o que realmente eles merecem: Uma Casa a sua altura", destacou a vereadora Luíza.
Representando a Câmara de Vereadores de Sertânia, o parlamentar Vino Veras foi um daqueles que não economizou nos elogios ao colega Luciano, e revelou um desejo: "Você Luciano tem trabalhado muito no Poder Legislativo. Tem mostrado sua capacidade e quero ver você dando mais um passo e galgando mais um degrau na política de Arcoverde. Eu quero ver você Luciano no Poder Executivo, trabalhando ainda mais pelo povo de Arcoverde", revelou o parlamentar.
A vice-prefeita Madalena Brito parabenizou o vereador Luciano Pacheco pela inauguração das novas instalações da Câmara Municipal, e lembrou do desconforto antes sofrido pelos populares que acompanhavam as sessões. "É uma alegria e satisfação estar hoje aqui na inauguração dessa Casa. Agradeço a Luciano pelo convite e o parabenizo por essa grande obra que está sendo apresentada ao povo de Arcoverde. Sabemos que a Casa James Pacheco é a Casa do povo e o povo merece tudo o que foi feito aqui. Merece vir aqui assistir as reuniões com mais conforto, porque anteriormente sabíamos que as cadeiras não tinham conforto. Você está aqui hoje apresentando um plenário digno do povo de Arcoverde", finalizou a vice-prefeita.
O Prefeito Zeca Cavalcanti começou o seu discurso parabenizando o presidente Luciano Pacheco e destacando alguns pontos positivos da nova Câmara. "Queria começar minha fala, dizendo das grandes lutas meu caro Luciano, para começar a trabalhar em prol do povo da nossa terra. Você está entregando hoje um local mais confortável e pensou muito bem na hora de dar todas as condições para que o povo possa entrar em sua própria Casa e ter um maior conforto. Você fez um plenário a onde as pessoas podem falar olho a olho, com um som extraordinário, que faz com que as pessoas entendem claramente o que está sendo discutido aqui", e completou: "O que são discutidos aqui, são projetos para Arcoverde".
Último a discursar, o grande responsável pela festa não escondeu a emoção, a satisfação e nem tão pouco o sentimento de dever cumprido por estar entregando ao povo de Arcoverde a Câmara mais moderna do Estado de Pernambuco. Grande parte da sua fala, por exemplo, foi de agradecimento as pessoas que atenderam ao seu convite e prestigiaram o evento, além das pessoas que foram responsáveis direto ou indiretamente pela obra. "Quero fazer um agradecimento também a quem não está aqui, que foi a arquiteta de todo esse projeto, a arquiteta Fany, irmã do prefeito Zeca".
O parlamentar mostrou toda a sua religiosidade ao agradecer a Deus tudo o que tem acontecido em sua vida. "Quero agradecer de uma forma única e especial a quem me deu a graça de fazer essa obra e de continuar sentado nessa cadeira de presidente. A primeira coisa que disse quando concluí a obra foi que me trouxesse a cruz de Jesus, que derramou o sangue pela humanidade toda. A fé nele vence qualquer problema e qualquer obstáculo", destacou Luciano, que ainda fez um agradecimento especial a duas pessoas que estão sempre lhe aconselhando e lhe dando força para seguir em frente.
"Pra mim é uma honra dizer que sou filho de Jairo Pacheco. Um homem sério, direito e de bem, que me ensinou a ser homem e manter sempre a cabeça erguida. Quero também agradecer a minha esposa e em nome dela aos meus filhos, porque a inauguração hoje dessa Casa Legislativa, além de ser uma data marcante, 26 de maio, hoje é também o aniversário de minha esposa Janine. Quero aproveitar e agradecer a ela por tudo que tem feito na minha vida. Por me dar força também pra ser político", destacou Luciano.
O presidente da Câmara de um tom mais político ao final do seu discurso, e avisou: "Nós vamos continuar essa caminhada seguindo sempre em frente com o compromisso de poder servir ao povo de Arcoverde. Agradeço aqui a cada um e deixo a minha consciência tranquila do dever cumprido. Acreditem que a luta do vereador Luciano continua. As passadas serão mais largar e nós poderemos caminhar muito mais, abraçado com cada arcoverdense. Eu sou um político liderado pele prefeito Zeca Cavalcanti. Compomos um grupo unido, firme, um grupo de trabalho e esse trabalho continua, essa caminhada segue e nós vamos poder dedicar um pouco da gente para o povo de Arcoverde, para que os seus problemas possam diminuir cada vez mais".
Luciano deixou um recado para os que insistem em colocar pedras em seu caminho. "Posso dizer que hoje sou um homem totalmente realizado. Na minha vida não existe as palavras inveja, ambição, angústia, traição ou infidelidade. Eu posso até ser vítima disso, mas autor eu nunca serei. Tenho demonstrado isso. Muitas vezes colocam pedras no meu caminho. Mas Deus me deu competência para chutar essas pedra com a intensidade que ela não vão e depois possam voltar para bater na gente. Essa habilidade aprendi com minha família e Deus tem me ajudado nessa caminhada. Aos que colocam pedras no meu caminho, saibam que nós vamos tirar essas pedras e conseguir passar", finalizou o vereador e presidente da Câmara Luciano Pacheco.
Após a solenidade foi servido um coquetel e a animação da festa ficou por conta do cantor Juninho Saygon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário