![]() |
Mesmo sem poder ser candidato, o nome do atual prefeito é o primeiro que aparece na cabeça de 18% do eleitorado arcoverdense |
Na manhã do sábado (30) o caldeirão político arcoverdense esquentou de vez com a pesquisa de intenção de votos, realizada pelo Instituto Múltipla e divulgada pela rádio Independente FM, sobre os nomes preferidos do eleitorado para a sucessão municipal do ano que vem. O levantamento científico foi realizado no início de julho, com 300 eleitores entrevistados, e os números, além de revelarem a dimensão da força política do prefeito Zeca Cavalcanti, comprovaram ainda que, se as eleições fossem hoje, o atual chefe do executivo municipal elegeria qualquer um dos seus aliados – uns com mais facilidade e outros com mais dificuldade -. Basta ver o número de eleitores que disseram que votam no candidato apresentado pelo prefeito: 39% disseram que votariam em qualquer um, e 36% disseram que depende do candidato.
Para se ter ideia do peso político de Zeca na sucessão municipal do ano quem vem, na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe nenhum nome para escolher, mesmo sem poder ser candidato, o nome do atual prefeito é o primeiro que aparece na cabeça de 18% do eleitorado arcoverdense. Na segunda posição, com 12%, aparece o nome da vice-prefeita Madalena Brito. O terceiro nome mais lembrado pelos arcoverdenses é o do ex-prefeito Julião Guerra, com 6%, seguido do vereador Luciano Pacheco (2%), da ex-prefeita Rosa Barros (2%), do secretário de finanças Geovane Freitas (1%), do secretário de desenvolvimento econômico Wellington Araújo (1%), da primeira dama e secretária de ação social Neryanne Cavalcanti (1%) e do deputado estadual Júlio Cavalcanti (1%). A aprovação do governo Zeca Cavalcanti também é uma das maiores do Estado. Segundo o Múltipla, 83% dos arcoverdenses aprovam o jeito Zeca de administrar, contra apenas 16% que desaprovam. 1% não quiseram ou não souberam opinar.

A pesquisa também comprovou um cenário de completa fragilidade das forças de oposição na terra do samba de coco, além do que parece ser o fim do “mito” Julião Guerra. De todos os nomes pesquisados, o do ex-prefeito é o mais rejeitado pelos arcoverdenses. 26% disseram que não votam em hipótese alguma em Julu. Só para efeito de comparação, quando somados os índices de rejeição de todos os candidatos governistas – Madalena (2%), Luciano Pacheco (16%), Zé Ivan (4%), Wellington Araújo (1%) e Geovane Freitas (1%) -, Julião sozinho ganha com o placar de 26% X 24%. E quando se compara o índice de rejeição entre oposicionistas (Julião 26%), Rosa Barros (17%), Israel Guerra (7%), Eduino (6%), João Justino (5%), Caetano Neto (3%) - e governistas, os opositores do prefeito Zeca ganham de goleada: 64% X 24%. 12% disseram não saber ou não quiseram responder.

Quem lidera todos os cenários da disputa é a vice-prefeita Madalena Brito, que faz valer o seu recall de quase 16 anos no poder – 8 anos como secretária de assistência social e 7 anos como vice-prefeita -. Num cenário com todos os nomes que sonham em ocupar a cadeira mais cobiçada do município a partir de primeiro de janeiro de 2013, a vice-prefeita lidera com 32% de intensão de votos, 18% a mais que o segundo colocado, o ex-prefeito Julião Guerra, que somou 14%. O instituto simulou vários prováveis cenários e em todos que aparece, a vice-prefeita ganha com folga. Contra o “mito” Julião, por exemplo, o placar seria: Madalena 60% X Julião 24%. Apesar do enorme favoritismo, os números revelam também que para conquistar o poder, a vice-prefeita Madalena Brito depende muito do apoio do prefeito Zeca. Sem esse apoio, a probabilidade de obter sucesso com uma candidatura alternativa diminui muito.
Enquanto o rádio Independente FM divulgava a pesquisa, o prefeito Zeca Cavalcanti era entrevistado pelo radialista João Ferreira, na rádio Itapuama FM. Questionado sobre a sucessão municipal, o prefeito disse que só fala do assunto a partir do ano que vem, por enquanto, a sua preocupação é de continuar trabalhando para o desenvolvimento da cidade. Uma enquete realizada pela Itapuama revelou que 90% dos arcoverdenses concordam com o prefeito Zeca: sucessão municipal só mesmo no ano que vem, por enquanto o que vale mesmo para os arcoverdenses é trabalho e não blá, blá, blá.
Um comentário:
SEM SOMBRA DE DÚVIDA, MADALENA É UMA EXCELENTE CANDIDATA. TEM O APOIO MACIÇO DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA, TAMBÉM É A PREFERIDA DOS CORRELIGIONÁRIOS DA EX-PREFEITA ROSA BARROS, BEM COMO CONTA COM A SIMPATIA DO PREFEITO ZECA E DO IRMÃO JÚLIO CAVALCANTI.
AGORA É BOM LEMBRAR QUE OS DEMAIS POSTULANTES, COMO LUCIANO PACHECO, WELLINGTON ARAÚJO E GIOVANI FREITAS SÃO PESSOAS BASTANTE COMPETENTES E QUALQUER UM DELES, SENDO CANDIDATO APOIADO POR ZECA GANHA A ELEIÇÃO. O PRESTIGIO DO PREFEITO ZECA É TÃO GRANDE EM ARCOVERDE, QUE NINGUEM DA SITUAÇÃO OUSARIA ENFRENTÁ-LO, POR QUE SERIA DERROTADO NAS URNAS, TAL COMO ACONTECEU COM A EX-PREFEITA ROSA BARROS, QUE TEVE O DESPRAZER DE SER ABANDONADA POR SEUS EX-CORRELIGIONÁRIOS, E PRINCIPALMENTE, ELEITORES, IMPONDO DERROTAS TERRIVEIS EM CIMA DE CAETANO NETO E ZÉ MARCOS.
ZECA, REALMENTE É O MAIOR E MELHOR PREFEITO DE TODA A HISTÓRIA DE ARCOVERDE. PARABÉNS...PREFEITO.
Postar um comentário