sábado, 29 de outubro de 2011

Biblioteca Graciliano Ramos incentiva cultura e prova que não é apenas um local para pesquisas

   

Para mostrar que uma biblioteca é muito mais do que um local onde se exercita a leitura, adquire conhecimento e se faz pesquisas, a gerente da Biblioteca Municipal Graciliano Ramos (em Buíque), Fabiana Barbosa e sua equipe, vêm incentivando e apoiando muitos projetos culturais que envolvem a leitura no meio social, especialmente na comunidade escolar. “A biblioteca não se limita a um ponto de pesquisa. Ela é uma porta para a descoberta de novos conhecimentos e novas culturas. A nossa, por exemplo, possui um acervo riquíssimo, onde o leitor pode viajar por vários mundos e fazer descobertas incríveis”, destacou a gerente Fabiana.
    
No início de outubro, a biblioteca realizou o projeto “Trem da Leitura”. Durante dois dias (06 e 07), alunos das redes municipal e estadual, lotaram o a biblioteca para assistirem apresentações teatrais, exposição de livros, oficinas e palestras com personalidades buiquenses de destaque como o advogado, escritor e cordelista Paulo Tarciso e o professor e ex-prefeito Blésman Modesto. As apresentações teatrais ficaram por conta de os alunos da Escola Vigário João Inácio, que encenaram “Hoje tem Espetáculo”, e do grupo de teatro evangélico da cidade de Arcoverde, que encenou o espetáculo “O presente pra você”. Os alunos do Vigário João Inácio ainda encenaram uma peça que abordou os horrores da Segunda Guerra Mundial. Já a garotada se divertiu muito com a apresentação dos palhaços mirins Tico e Teco.

“O projeto teve como foco principal a compreensão sobre a importância da leitura em nosso dia a dia. Ler não significa simplesmente identificar as palavras, mas fazê-las terem sentido. Seja compreendendo-as, interpretando-as, relacionando-as e retendo delas o que for relevante. A cada livro lido, a cada material pesquisado, sentimos ainda mais necessidade de consumir informações e adquirir conhecimento. O mundo da leitura é infinito. Sempre vai existir algo para aprendermos ou descobrirmos”, declarou a gerente da biblioteca, Fabiana Barbosa, que revelou ainda que os projetos não pararam: “No mês de novembro estaremos realizando uma importante palestra para discutimos temas polêmicos, que infelizmente fazem parte do nosso dia a dia, como a violência, o uso de drogas e a prostituição na adolescência”, informou.


CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO
  





















   

Nenhum comentário: