quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dilma faz história mais uma vez ao ser a primeira mulher a abrir as discursões da assembleia da ONU



Essa quarta-feira, 21 de setembro de 2011, foi mais um dia que entrou para a história do Brasil e também do mundo.  Foi hoje que os membros dos países que formam a ONU (Organização das Nações Unidas) viram pela primeira vez uma mulher fazer o discurso de abertura do Debate Geral da sua 66ª Assembleia Geral. No discurso, de pouco mais de 20 minutos, entre outras coisas, a presidenta Dilma Rousseff falou sobre o papel da mulher, a reforma dos assentos do Conselho de Segurança, demonstrou preocupação com a crise mundial e defendeu a criação de um estado Palestino em Israel.

"Lamento não poder saudar nesta tribuna o ingresso pleno da Palestina na Organização das Nações Unidas. O Brasil já reconhece o Estado palestino como tal, nas fronteiras de 1967, de forma consistente com as resoluções das Nações Unidas. Assim como a maioria dos países dessa assembleia, acreditamos que chega o momento de termos a Palestina aqui representada a pleno título”, afirmou a presidente.

Tradicionalmente é o Chefe de Estado brasileiro que faz o discurso de inauguração do evento, em razão do Brasil ter sido o primeiro país a aderir ao organismo internacional, em 1945. (Assista o discurso da presidenta Dilma Roussef).

Nenhum comentário: