domingo, 31 de julho de 2011

Turistas decepcionados com Buíque



Mesmo com o privilégio de abrigar uma das sete maravilhas de Pernambuco (o vale do Catimbau), os governantes buiquenses parecem que ainda estão muito longe de aprender a explorar os potenciais turísticos do município, e consequentemente aquece a economia local, investindo em um dos seguimentos que mais crescem no País: o turismo. Para se ter ideia do descaso com o setor nos “novos tempos”, de acordo com o blog do radialista Ricardo Resende (www.secretariodacidade.blogspot.com), um grupo de 50 turistas, a sua maioria vindos da cidade de Olinda – PE, vieram conhecer as belezas naturais do Parque Nacional do Vale do Catimbau, e foram obrigados a dar meia volta. O grupo alegou que a dificuldade de acesso ao Parque foi o principal motivo que os levou a desistir do passeio turístico.

Turistas inconformados com o museu municipal fechado

Sem o acesso as belezas naturais do município, o grupo resolveu arriscar e procurar algo atrativa na cidade. Ao chegarem à Praça Vigário João Inácio outra decepção: deram de cara com as portas do museu municipal trancadas. O local está há quase dois anos fechado, e segundo os responsáveis, o motivo é devido a uma reforma.

Depois de tanta decepção, só restou aos visitantes uma prece na Igreja Matriz de São Félix de Cantalice  

Com a programação completamente prejudicada, o grupo encontrou as portas da Igreja Matriz de São Félix abertas e se ajoelharam para fazer uma prece, talvez pedindo para que o Todo Poderoso ilumine a cabeça dos governantes locais, ou quem sabe, ponha um pouco de juízo na cabeça do eleitorado local quando ele estiver frente a frente com a urna eletrônica em 7 de outubro do ano que vem. Mesmo com tantas decepções, a turma não perdeu o bom humor, e aproveitando o som de uma bicicleta que passava pelo local e teve casal que até arriscou uns passinhos de dança.

Os problemas estruturais que dificultam a exploração turística do Parque Nacional do Vale do Catimbau parecem que não têm ligação alguma com falta de recursos financeiros. No ano passado, os vereadores Daidson Amorim e Rosy Santos, enviaram para a sociedade buiquense o ofício de número 014/2010, de 23 de setembro, convidando a população para comparecer a reunião na Câmara Municipal. No ofício foi anexado cópia de um documento da Secretaria da Fazenda do Estado, informando que o município de Buíque, por abrigar uma Unidade de Conservação, recebeu no ano de 2009, a bagatela de R$ 1 milhão e 746 mil reais. "Vale salientar que o repasse do ano de 2010 terá valor acrescido”, informava o ofício.
  
Fotos: Ricardo Resende

Nenhum comentário: