quinta-feira, 26 de maio de 2011

Integrantes do Coletivo Cultural de Arcoverde são recebidos pelo secretário estadual de cultura, de olho na realização do Festival Pernambucano Nação Cultural no Sertão do Moxotó

   O secretário estadual de cultura Fernado Duarte, ladeado pelo presidente do COCAR Kleber Araújo e Cleide Torres  

De olho na realização do Festival Pernambucano Nação Cultural, no Sertão do Moxotó, integrantes do Coletivo Cultural de Arcoverde (COCAR), se reuniram na terça-feira (25) com o secretário estadual de cultura Fernando Duarte. Para o presidente do Coletivo, Kleber Araújo, o Pernambuco Nação Cultural realizado por essas bandas, beneficiaria diretamente, além da cidade de Arcoverde, as cidades de Sertânia, Custódia, Ibimirim, Inajá e Manarí. O projeto, que abriga extensa programação com apresentações artísticas e oficinas envolvendo diversas linguagens culturais existentes na região, já foi realizado este ano na Mata Norte e no Sertão Central.

O secretário foi presenteado com um exemplar do livro História do Cinema Bandeirante, de autoria do saudoso Rocky Lane, falecido no mês passado. Na conversa, ainda foram apresentadas ações de iniciativa do Coletivo Cultural em Arcoverde, como o projeto Sexta-feira Cultural (em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores de Arcoverde), o I Encontro de Sanfoneiros de Arcoverde (em parceria com o SESC), a I Caminhada do Forró (uma parceria com a Prefeitura Municipal, que ainda está em fase de elaboração), além da realização de um fórum de discussão de políticas culturais, esse em parceria com a Fundação Terra. Após ficar por dentro das ações do COCAR, e ouvir a sugestão de nomear um articulador da Fundarpe para atuar na região, o secretário adiantou que está fazendo gestões junto ao governador Eduardo Campos para criação do cargo.

Ao final do encontro, os integrantes do Coletivo Cultural se dispuseram a atuar em sintonia com o órgão em ações que possam promover a rica cultura arcoverdense. Também foi discutida a necessidade da adesão da Capital do Sertão no Sistema Nacional de Cultura.

    

Nenhum comentário: