terça-feira, 12 de abril de 2011

Alunos e professora da vila Guanumby, dão uma aula de cidadania e solidariedade

Uma verdadeira aula de cidadania e solidariedade aconteceu na manhã da sexta-feira (8/4), na vila Guanumby, há 16 km da cidade de Buíque. Um grupo de alunos da 8ª série da escola Professora Anália Simões de Oliveira Vaz, coordenados pela professora Vivianny Patricy, se mobilizou e realizou um grande evento para arrecadar fundos e compra uma cadeira de rodas novinha para a aluna da 6ª série Maria Lopes (foto), de apenas 16 anos, que não descartava a possibilidade de abandonar os estudos, alegando que a sua cadeira de rodas estava desgastada e ela não teria mais condições de se locomover até a escola, já que mora no sítio Cajazeiras, já 5 quilômetros da vila.

A professora Vivianny contou ao JORNAL CORREIRO DA CIDADE que foi procurada pelos alunos em novembro do ano passado. Mas, como já estava no encerramento do ano letivo, prometeu que no início de 2011 elaboraria um projeto para mobilizar toda a escola e a comunidade.


“Quando fui procurada pelos alunos da 8º série em novembro do ano passado, me pus à disposição para ajudar e me comprometi a elaborar um projeto no início desse ano”, conta a professora. E acrescenta: “A nossa ideia foi organizar uma disputa entre os alunos, onde não houvesse perdedores. Os concorrentes se dividiram em grupos e usando a imaginação fértil, comum na idade adolescente, encontrariam formas de arrecadar dinheiro para comprar a cadeira da colega, que é portadora de necessidades especiais porque nasceu sem os membros inferiores”, explica a professora.


Depois de semanas de “disputa”, na sexta–feira o projeto foi encerrado com uma grande festa, que ganhou o título de Folia Beneficente. Durante a manhã, os alunos da escola desfilaram pelas principais ruas da vila com máscaras de bois, cartazes e fantasiados de Bois Bumbas. O destino final do grupo era o clube social, onde foi realizado um desfile para escolher o grupo vencedor. Quem abriu o desfile foi à aluna Maria Lopes. Em sua cadeira de rodas, a adolescente foi muito aplaudida e não escondeu a emoção.


Os seis grupos participantes foram julgados nos quesitos: quantidade de ingressos vendidos para o evento, alegoria, beleza e customização do boi. O primeiro lugar ficou com o Boi Solidariedade, o segundo com o Boi Alegria e a terceira colocação ficou com o Boi Amor. Ao todo foi arrecadado R$ 700, que servirá para comprar uma nova cadeira de rodas para a aluna Maria Lopes, que só não desistiu de frequentar a escola porque os seus colegas e a professora Vivianny se uniram e deram uma verdadeira aula de solidariedade e cidadania.


Que esse gesto sirva de exemplo e estimulo para os profissionais que, de maneira ainda arcaica, acreditam que o seu papel para a formação de um cidadão consciente dos seus direitos e deveres se limita apenas a uma simples aula entre quatro paredes.

Texto escrito por Paulo Cézar Cavalcanti
















2 comentários:

claudiorj37 disse...

Valeu viviany, eu acho que com esta ação tão nobre vç estar representando seu avô, que era uma excelente pesoa, valeu cesar.

Anônimo disse...

Parabéns Aninha pela sua iniciativa,junto com a comunidade Guanumbiense. Tenho a certeza de que todos colaborando os problemas mais comuns são solucionados.
É uma satisfação imensa saber que existe pessoas feito você,com essa iniciativa!
Fica com Deus
att: Jonatan Almeida