quinta-feira, 24 de março de 2011

Professor Esildo, um homem de princípios que ama a sua terra

O professor Esildo Barros é daqueles profissionais que têm o respeito e a admiração dos seus alunos. De uma família de tradição política, ainda sonha com a prosperidade do seu pedaço de chão.
   
Caçula de uma família numerosa, Esildo Barros Ramos, de 43 anos, teve na família, a base e a solidez necessária para a formação do seu caráter e da sua personalidade. Do pai, Jorge Domingos (falecido em 2000, aos 82 anos), que desempenhou a função de fiscal de renda no Estado por vários anos, e cumpriu um mandato de vereador - sendo homenageado pelos colegas como o melhor parlamentar da época -, herdou a seriedade, o comprometimento, o amor por seu pedaço de chão, e o gosto pela política, apesar de nunca ter exercido um cargo público. Da mãe, a dona de casa Lindalva Barros, de 87 anos, herdou serenidade, persistência, humildade e o respeito pelos semelhantes. Bom filho, o professor Esildo resolveu deixar a casa dos pais para construir a sua própria família em 31 de janeiro de 1993, quando oficializou o seu relacionamento com a professora Vilma Maria de Barros Ramos. Dessa união, que já dura quase 18 anos, nasceram as jovens Aylla (14) e Sóphia Barros (6). Pela esposa, Esildo é considerado um excelente marido. Já as filhas, o considera um pai amoroso, dedicado e muito atencioso.
  
Formado e pós-graduado em Geografia pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, o professor Esildo, ainda tem em sua bagagem a participação em Programa de Sustentabilidade Sócio Ambiental, Gestão de Pessoas, Curso Empreendedor e Saber Empreender. Foi através dos estudos e do envolvimento com tais programas, que Barros teve a oportunidade de conhecer bem o município e detectar suas carências econômicas, rurais e comerciais. Em meio há tantas deficiências, o professor acredita que ainda existem meios para conquistar o desenvolvimento educacional, alavancando a economia e consequentemente, promover a inclusão social, especial dos mais carentes.
   
Exercendo umas das maiores funções da humanidade, que é a transmissão do conhecimento e a construção de uma sociedade, o professor Esildo é muito respeitados por seus alunos. Usando formas inovadoras de ensino e falando a língua da juventude, o educador exerce uma forte influencia sobre o alunado, especialmente naqueles que compartilham do mesmo sonho que ele, sem perder as esperanças.
  
O gosto pela política, apesar de nunca ter exercido um mandato, está mesmo na formação do DNA da família. Além do seu pai, alguns tios conseguiram obter sucesso nas urnas, como foi o caso de João Domingos (quatro mandatos de vereador), Sérgio Domingos (três mandatos de vereador), Pergentino Domingos, com um mandato de vereador e outro de vice-prefeito. No ano de 2004, junto ao amigo de infância, o procurador Vanaldo Araújo, decidiu oferecer ao povo buiquense outra opção política, diferente das duas que ainda hoje se revesão no poder , e foi candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada pelo procurador. Na época, com pouco apoio político e praticamente sem estrutura financeira, a dupla ficou na terceira colocação, numa eleição em que o ex-prefeito Arquimedes Valença conquistou o seu terceiro mantado – o segundo consecutivo -, derrotando o também ex-prefeito Zé Camelo, pai do atual prefeito.
   
De uma geração sonhadora, o professor Esildo é daqueles que ainda não perdeu a esperança de ver um Buíque desenvolvido economicamente, socialmente, ambientalmente e culturalmente. Ele acredita que a realização do seu sonho passa necessariamente por uma grande mobilização em torno do conhecimento, para organizar e direcionar, de forma correta, o grande desafio municipal, que para ele, é oferecer uma educação de qualidade e a inclusão social para todos.
  
“Demonstrado o valor da educação, é possível sistematizar as ações e promover oportunidades, que ofereça conhecimento para elevar as conquistas individuais e coletivas. Hoje é necessário que tenhamos conhecimento da nossa realidade. Temos que observar o Buíque que temos, e planejar o Buíque que queremos”, acredita o professor, que acrescenta.

“Sonho com um Buíque que proporcione uma educação de qualidade e atenda com dignidade às necessidades de saúde de cada cidadão. Sonho com um nível mais elevado de vida, com melhor distribuição de renda e oportunidades de trabalho para o crescimento pessoal e coletivo. Sonho que as atividades ligadas ao turismo, agricultura e pecuária sejam de forma sustentáveis e que exista de fato, investimentos em infraestrutura no município. Sonho com a valorização da diversidade e respeito aos direitos das minorias. Acredito que só assim será possível pensar nas potencialidades humanas e naturais como fonte de recursos para melhorar nossas vidas” tem convicção Esildo.
  
Na visão de futuro do professor Esildo, estão duas condições determinantes para promover uma verdadeira revolução política no município: A primeira se refere ao sistema político, que no seu entendimento, deve cumprir o seu papel, criando meios capazes de conduzir um processo de tomada de decisões que diversifiquem as ações estruturais. A segunda sugere uma grande união de forças que possa formar um conjunto harmônico entre o social e o natural, criando condições para o desenvolvimento das potencialidades de cada seguimento.

“Temos que pensar diferente, com tranquilidade e competência, porque as necessidades atuais do município são visíveis. Está chegando à hora de surgir alguém com uma equipe afinada, com novas tecnologias, que conheça o caminho para tornar o município que hoje é deficitário, em um município sustentável, moderno e voltado para todos que o habitam”.

Fazendo uma breve análise da política local, o professor acredita que a população buiquense está à beira de fazer uma grande revolução política. Ele está convicto de que o povo está percebendo que esse jeito de fazer política, aonde os políticos que chegam ao poder acreditam que só eles e meia dúzia de palpiteiros, podem resolver os problemas do município, não funciona. Para o professor, é de extrema importância que um gestor tenha ao seu lado uma equipe de pessoas capacitadas e comprometidas, que possa planejar e realizar as grandes mudanças que o município precisa.
  
“É possível possuir uma equipe com pessoas comprometidas e que tenham condições de planejar, realizar e resolver os problemas do nosso município. É necessário um compromisso com estas pessoas, antes de depois da eleição, o que nunca foi visto aqui em Buíque. A informação faz parte da minha vida. Não sou opositor, que rejeita tudo, nem um continuador, que vê tudo positivo. Mas considero-me um sucessor, porque prezo muito pela novidade, o diferente me atrai, busco sempre o melhor. Dialogar de forma harmônica produz um novo sentido para a vida. Conhecer e conviver com pessoas aumenta o conhecimento e estimulam as conquistas para um futuro melhor. Está chegando a hora de acreditar que vale a pena, juntos, criarmos um grande movimento para que o município vá além e coloque em prática tudo aquilo que a sociedade necessita, experimentando a convivência na diversidade, agregando conhecimento sobre novas formas de fazer, produzir e gerar riquezas sem privilégios, para conquistar um lugar especial para todos os buiquenses”, acredita o professor Esildo Ramos.

Um comentário:

vilmario disse...

Meu caro pc, e populaao de buique. Eu vilmario siqueira estudei na escola vígário joão inácio, onde fui eleito vice presidente e depois presidente do grêmio estudantil da mesma no bienio 2006-2008 E sou testemunha do empenho e dedicaçao do pf. Esildo barros pois fui seu aluno e tive a honra de aprender muito com este. Que aliás?muitas de suas aulas e ensinoS SERVIRAM E SERVEM PARA CONCIENTIZAR E FORMAR CIDADÃOS.